SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota de pesar pelo falecimento da professora Thereza Mettel

Thereza Mettel

A SBP manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores da professora Thereza Pontual de Lemos Mettel, que faleceu na madrugada desta terça-feira (3 de novembro).

Suas contribuições não se restringem apenas às áreas de Psicologia Clínica, do Desenvolvimento ou Escolar, mas também na colaboração para o desenvolvimento da própria ciência psicológica no Brasil.

A professora Thereza Mettel atuou de forma ativa na organização da Sociedade Brasileira de Psicologia, da qual foi membro fundador, conselheira e sócia honorária. Também participou ativamente da fundação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Além disso, contribuiu diretamente para a estruturação e o funcionamento do Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia, colaborando de forma fundamental na organização e consolidação da profissão de psicólogo no país.

Utilize o formulário abaixo para enviar sua mensagem pelo falecimento da professora Thereza Mettel. Você também pode enviar fotos de momentos vividos com ela para publicação neste espaço. As imagens devem ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@sbponline.org.br.


"Formei-me em Ciências Biológicas na primeira turma da FFCLUSP, campus de Ribeirão Preto. Tínhamos à época o curso propedêutico e depois escolhíamos qual especialidade seguir. A profa. Thereza era responsável pelas disciplinas de Psicologia no propedêutico. Como ex-aluno dela, e mesmo seguindo a profissão de biólogo, gostaria de externar a sua importância para a nossa formação. Além de sua imensa competência, era extremamente dedicada, sempre com palavras de incentivo, carinho e pronta para o diálogo. Os ensinamentos recebidos dela serviram para embasar a nossa formação acadêmica e pessoal, qualquer que fosse a profissão a seguir."

Fernando Zucoloto


"Com ampla atuação em diferentes áreas da Psicologia, Thereza sempre colaborou com as mais diversas associações científicas tendo grande destaque na fundação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Uma grande perda para a Psicologia brasileira."

J. Landeira-Fernandez - Presidente da ANPEPP

 

"Thereza Mettel teve grande impacto em minha formação nos anos 1980, ainda no mestrado em Psicologia. Sua competência como pesquisadora e professora em psicologia contribuiu para o desenvolvimento de um amplo repertório de seus estudantes. Como Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia, durante 5 anos, tive a honra de recebê-la frequentemente em minha sala com amplas análises funcionais envolvendo a gestão de ciência e tecnologia. No mês de outubro, ao dar uma aula na pós-graduação em Ciências do Comportamento, no prédio do Instituto de Psicologia, tive a grata surpresa de me deparar com uma bela fotografia de nossa Thereza Mettel no rol dos ex-diretores de nosso forte Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos e reconhecimento por esta brasileira que contribuiu de forma significativa para a formação de inúmeros pesquisadores."

Laércia Abreu Vasconcelos

 

"Thereza Mettel foi um dos grandes marcos de uma era que vai do pioneirismo (primeira metade do sec. XX) à consolidação da ciência e profissão da Psicologia no Brasil (segunda metade do sec. XX). Por esta grande contribuição ela é eterna, será sempre presente e viva na História da Psicologia no Brasil. A isso, alia-se sua grande humanidade no coleguismo, entusiasmo e benignidade, sempre pronta a ouvir e a ajudar."

William B. Gomes

 

"Meus sentimentos a sua família. Uma grande perda para todos."

Ivonio Barros Nunes

 

"Thereza foi uma excelente professora/pesquisadora e gestora acadêmica. Em sua trajetória na UnB fez inúmeros amigos. Hoje, no velório, muitas pessoas se manifestaram e contaram um pouco de sua vida na UnB, no Instituto de Biologia, no Departamento de Psicologia e no Instituto de Psicologia daquela instituição. Thereza, foi uma incansável defensora da ciência e da Psicologia no Brasil. Participou ativamente da SBPC, da SPRP (hoje SBP). Foi presidente do Conselho Regional de Psicologia/1ª Região, editora da revista Psicologia Ciência e Profissão do Conselho Federal de Psicologia, presidente da ANPEPP, Diretora do Instituto de Biologia da UnB e chefe do Departamento de Psicologia da UnB. Na UnB foi homenageada com o título de Professora Emérita. Depois de aposentada continuou frequentando a universidade, assistindo defesas de teses e de dissertações. Atualizada, lúcida e pró-ativa, se movia sempre que alguma crise era previsível, acionando os colegas e buscando soluções efetivas. Foi uma guerreira que tive a honra de poder chamar de amiga e cuja morte hoje pranteio."

Mariza Monteiro Borges

 

"Lamentável perda, exemplo de pessoa e psicóloga, sempre sorrindo ao nos cumprimentar pelos corredores da UnB."

Edmar Carrusca

 

"Tive o privilégio de ser orientanda da Professora Thereza no mestrado da UnB. Ela fez a diferença no âmbito da Psicologia. Obrigada Mestre!"

Vania Maria Maciel

 

"Com profundo pesar tomamos conhecimento do falecimento da Profa. Thereza Mettel, Professora Emérita da UnB. Nesse momento de dor e pesar, lembramos que a Profa. Thereza foi uma das pioneiras de nossa instituição, onde atuou nos dois primeiros anos de implantação do Curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, que neste ano completou seus 51 anos. Nessa condição, a Profa. Thereza colaborou intensamente para a fixação dos alicerces do Departamento de Psicologia. Posteriormente, e por uma período mais extenso, teve também uma participação marcante junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP no final da década de 1960. Desejamos nos unir às homenagens que estão sendo prestadas pela comunidade científica à memória da Profa. Thereza, ressaltando o relevante papel que ela desempenhou para a consolidação da Psicologia brasileira durante décadas de atuação, sempre com invejável vitalidade, inteligência e generosidade que faziam parte de sua personalidade e de seu estilo de ser. Também destacamos, com profunda gratidão, sua contribuição inestimável nos primórdios do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Com consternação, em nome da comunidade uspiana do campus de Ribeirão Preto, apresentamos nossas condolências aos familiares, colegas de trabalho, amigos e admiradores da Profa. Thereza Mettel. Saibam todos que ela permanecerá sempre viva em nossos corações."

Manoel Antônio dos Santos, Chefe do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP

 

 "Thereza com h e z
Como minha mãe.
Duas Therezas na minha vida.
Elegantes, educadas, persistentes.
Ambas marcaram a vida da gente.
Mas hoje quero falar da Thereza Mestra
Rumo, prumo, na minha profissão
Quanto ensinamento
Quanto sentimento
Em cada palavra e ação.
Doces lembranças.
Obrigada Thereza pelos seus ensinamentos
Momentos gravados para sempre
No tear do coração."

Sandra Viana

 

"À memória da querida Professora Thereza, com imensa gratidão, carinho e reconhecimento! Obrigada!"

Eleonora Arnaud Pereira Ferreira

 

"Uma pessoa dedicada à Psicologia, que me ajudou muito a pensar em todas as pedras do caminho que tínhamos que traçar para conseguirmos construir a Psicologia que queremos. Sempre atenciosa a todo o nosso trabalho, amiga e mediadora nos embates presentes nesse caminho. Sinto muito sua morte. Perdemos uma mentora."

Raquel Souza Lobo Guzzo

 

"Minha homenagem à memória da Professora Thereza Pontual de Lemos Mettel,
colega na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e na Universidade de
Brasília. Thereza deixa sua marca forte no trabalho de seus ex-alunos,
pioneiros no trabalho com crianças, na clínica, no hospital, na escola."

João Claudio Todorov

 

"Thereza, querida mestra, líder e modelo exemplar no processo de inserção
da psicologia no ambiente hospitalar, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde tive o orgulho e prazer de ser um de seus discípulos, no fim dos anos 60. Deixa saudades, mas deixa sua marca, tendo formado tantos psicólogos, tendo dado tantos exemplos de vida e de conduta universitária. Seu modelo de pessoa humana, consciente, participante, integrada, acolhedora persistirá por muitos anos."

Ricardo Gorayeb

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: