SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota de pesar pelo falecimento da professora Ecléa Bosi

Falecimento Eclea Bosi

A SBP manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores da professora Ecléa Bosi, que faleceu na madrugada do último dia 10 de julho, aos 80 anos.

Professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP, onde construiu toda sua carreira acadêmica desde a graduação em psicologia em 1966. A professora Ecléa foi a idealizadora do Universidade Aberta à Terceira Idade na USP, projeto que traz idosos para as salas de aula da Universidade, com cursos e atividades gratuitas. A iniciativa atende anualmente cerca de 9 mil pessoas com mais de 60 anos. A professora coordenou o programa até o final de 2016. 

Recebeu o título de Professor Emérito em outubro de 2008. Recebeu o prêmio internacional Ars Latina em 2009 pelo conjunto de sua obra. Foi reconhecida também pelo Prêmio Averroes 2011 por seus estudos sobre memória e sociedade, pelo pioneirismo e espírito compartilhador expressados na trajetória do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. No mesmo ano, recebeu a láurea Loba Romana, entregue a italianos e descendentes que se destacaram pela atuação social, econômica e cultural e contribuíram para o estreitamento das relações entre Brasil e Itália.

Entre seus principais livros, estão Memória e Sociedade, Velhos Amigos e Cultura de Massa e Cultura Popular.

Ecléa Bosi era casada com o crítico Alfredo Bosi, professor titular aposentado de Literatura Brasileira na USP.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: