SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Discurso de abertura

A presidente da SBP, Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza, enfatiza o Manifesto dos Cientistas Brasileiros durante discurso de abertura da 48ª Reunião Anual da SBP

abertura Deisy

Discurso de abertura da 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

 Cumprimento os membros da mesa:

- Prof. Dr. Padre MARCELO FERNANDES DE AQUINO, MAGNÍFICO REITOR da UNISINOS, universidade que tão generosamente nos acolhe;

- Dr. SATHS COOPER, ex-Presidente da IUPSyS, International Union of Psychological Sciences, entidade à qual a SBP é filiada e Presidente do Conselho Internacional de Ciencias;

- Dra. ELISA KERN DE CASTRO, Presidente da Comissão Organizadora Local;

- DR. Gerson Tomanari, Coordenador da Área de Psicologia na CAPES, que coordenará nesta reunião uma Sessão Especial com os coordenadores de pós-graduação e demais interessados na avaliação dos programas pela CAPES.

- Mariane Rodrigues, representante do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul;

- Dr. Ricardo Gorayeb, Vice-Presidente da SBP Coordenador de Relações Internacionais;

- Cumprimento também os colegas presidentes de outras sociedades científicas que aqui estão, a nosso convite, para participar de reunião a ser realizada na quarta-feira à tarde.

Em nome da Sociedade, agradeço à UNISINOS e a seus professores, membros da Comissão Organizadora do Congresso, pela cessão do espaço e pela inestimável cooperação na organização do evento. É um prazer estar aqui neste ambiente tão acolhedor e propício para um congresso científico.

Agradeço às agências de fomento pelo financiamento para a realização do evento, mesmo em um ano com tanta escassez de recursos para nosso sistema de ciência e tecnologia.

 

Boa noite a todas e todos.

 É com grande prazer que a Sociedade Brasileira de Psicologia abre oficialmente esta Reunião Anual, a 48ª, em uma série ininterrupta de reuniões consecutivas, realizadas desde 1971. Esta é a única Sociedade Científica em Psicologia no Brasil, que acolhe todas as subáreas de conhecimento e campos de atuação profissional e que tem esta história em seu curriculum, o que muito nos orgulha.

Neste último ano, a diretoria que hoje tenho a honra de presidir deu continuidade a estes esforços, com ações como as que destaco:

- Temos tido intensa comunicação com nossos associados e realizado manifestações públicas, sobre diversos assuntos, por meio do Site da SBP, E de MÍDIAS SOCIAIS

 

Nos ASSUNTOS CIENTÍFICOS:  

- Cuidamos da publicação do periódico Temas em Psicologia/Trends in Psychology

- Demos Início à publicação da Coleção de E-books.

- Estamos relançando o periódico Cadernos de Psicologia, publicado em versão impressa de 1995 a 2000 – estes volumes foram digitalizados e brevemente estarão disponíveis no site; e a partir de 2019, a revista passará a ser publicada regularmente;

 - Somos responsáveis pela publicação do PROPSICO - Psicologia Clínica e da Saúde. 

A Diretoria também se ocupou da ORGANIZAÇÃO do Programa Científico DA REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, que este ano tem mais de 850 participantes inscritos, mais de 900 trabalhos científicos aceitos para apresentação, 26 cursos para estudantes, mais de 50 simpósios e mesas redondas, e 12 conferencias em diferentes as áreas da Psicologia.

 

Também cuidamos de ASSUNTOS Institucionais, como

- Novos acordos de cooperação assinados entre a SBP e associações e entidades científicas de psicologia.

- Reunião de Sociedades Científicas para organização e planejamento do International Congress of Psychology Rio 2024 (ICP RIO 2024), em que ficou decidido que a SBP Liderará a Realização daquele congresso mundial (ICP) 2024 no Rio de Janeiro. Como mencionei, há uma nova reunião com as sociedades científicas agendadas para quarta-feira, para dar continuidade ao planejamento desse congresso, no qual será importante a participação de todos os psicólogos, pesquisadores e estudantes de Psicologia, do Brasil e da América Latina.  Contaremos com a presença do Dr. Saths Cooper

A SBP participou da Assembleia Internacional da IUPsyS 2018 , em que o Conselheiro e Vice Presidente Dr. Ricardo Gorayeb, foi eleito para o Comitê Executivo da IUPsyS.

- Participamos da 70ª Reunião Anual da SBPC, com apresentação de conferencia, mesa redonda e curso conduzidos por sócios;

Atuamos ainda, com uma série de iniciativas em defesa de uma política científica adequada para o desenvolvimento do país, ou pela democracia

Reiterando as palavras do ex-presidente na ABERTURA da reunião passada, voltamos a enfatizar O ALTRUÍSMO como o grande motor desta Sociedade e ao fazer isso, agradecemos AS pessoas altruístas que ajudaram a construir a sociedade e a realizar seus eventos científicos, parabenizando os sócios fundadores, os ex- presidentes e ex-diretores, editores de periódicos e revisores, como também as secretárias  de nossa entidade, que tem permitido que ela se mantivesse ativa, difundindo a ciência psicológica brasileira. e agradecemos sociedades científicas parceiras, que vêm se somando aos esforços da sbp para a internacionalização da psicologia.

As atitudes altruístas de todas estas pessoas devem servir como exemplo, como modelo, para todos nós, nestes momentos difíceis por que passa o país. Na abertura dos dois últimos congressos a fala da presidência denunciou as condições insatisfatórias por que passa a ciência brasileira, com o descaso governamental em relação à ciência no Brasil. Com o desenrolar dos fatos no país, onde legisladores elaboram todas as artimanhas possíveis para defenderem seus próprios interesses, de uma maneira egoísta, ou pouco altruísta, observa-se um certo desalento entre as pessoas, uma expectativa de que tudo, um dia, num futuro que ninguém sabe quando é, ou como fazer para chegar lá, vai se arranjar.

Contra este tipo de desesperança devemos nos unir ao redor de nossas sociedades científicas, agregar ao redor de pessoas capazes de alterar o rumo das coisas, exercer nosso altruísmo e batalhar para construir um futuro verdadeiramente melhor, para todos.

Estaremos assim contribuindo para construir uma história da Psicologia verdadeiramente digna.

Hoje, representando esta entidade, neste momento delicado que vivemos no país, estava pensando em como me manifestar, quando recebi, esta manhã, uma mensagem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da qual a SBP é afiliada, um Manifesto dos Cientistas Brasileiros, para divulgação.

Para subscrever o documento é preciso enviar mensagem para cientistasdemocratas@protonmail.com  afirmando o interesse em assinar e informando o nome completo, área de atuação, CPF ou RG

Entendo que o manifesto representa nossas posições como cientistas, sem descuidar de nossa percepção como cidadãos brasileiros. Por isso, me juntei às centenas de colegas que haviam assinado o documento e decidi compartilhá-lo com vocês, nesta sessão.

Ao final do discurso a presidente leu o manifesto Cientistas pela Democracia.

CIENTISTAS PELA DEMOCRACIA

Nós, cientistas brasileiros, independente de nossas posições políticas ou ideológicas, vimos a público reafirmar o nosso pétreo compromisso com a democracia.

A ciência, como bem público, precisa do ambiente democrático para progredir e produzir seus benefícios.

Os regimes autoritários muito frequentemente instrumentalizam a ciência para fins contrários aos interesses da sociedade.

A boa ciência necessita da crítica e do contraditório, do reconhecimento das diferenças e do respeito a opiniões divergentes, todas características que somente podem florescer em ambiente democrático.

As imperfeições do processo democrático necessitam correções, porém nunca deverão servir de pretexto para que renunciemos à democracia.

Também repudiamos, com veemência, toda e qualquer apologia à tortura, as inúmeras formas de violação e as ameaças à preservação do meio ambiente praticadas por regimes autoritários do passado e do presente.

 O fazer ciência pela vida, pelo progresso social, pelo bem estar da população, passa pela garantia da manutenção das liberdades, dos direitos humanos, pela pluralidade de ideias, pela eliminação da intimidação, da discriminação e da tortura, e pela oposição a qualquer tipo de violência, qualquer que seja sua motivação (étnica, de gênero, sexualidade, posição política ou qualquer outra).

Necessitamos sempre aperfeiçoar e consolidar a democracia para que a ciência avance e possa contribuir para as transformações sociais, tão necessárias à nossa sociedade.


 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: