SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Projeto Many Labs 2

O grande projeto publicado recentemente descobriu que apenas metade dos estudos pode ser repetida

Nos últimos anos, uma equipe internacional de quase 200 psicólogos vem tentando repetir um conjunto de experimentos publicados anteriormente em seu campo, para ver se pode obter os mesmos resultados. Apesar de seus melhores esforços, o projeto, chamado Many Labs 2, só conseguiu 14 dos 28 casos. Seis anos atrás, isso poderia ter sido chocante.

"Uma equipe de 186 pesquisadores do mundo todo realizou replicações de 28 estudos clássicos e contemporâneos em psicologia. 

No geral, 14 das 28 descobertas não conseguiram replicar, apesar da enorme amostra com mais de 60 laboratórios de todo o mundo para testar cada efeito experimental.

O estudo examinou até que ponto a variabilidade no sucesso da replicação pode ser atribuída à amostra do estudo. Se uma descoberta se replicasse, ela se replicaria na maioria das amostras com variação ocasional na magnitude dos achados. Se uma descoberta não fosse replicada, ela não replicaria com pouca variação entre amostras e contextos.

Esta evidência é inconsistente com uma explicação popular de que os fracassos em replicar na psicologia são provavelmente devidos a mudanças na amostra entre o estudo original e o de replicação.

Esforços contínuos para melhorar o rigor da pesquisa, tais como padrões de pré-inscrição e transparência, podem ser as melhores iniciativas para se aprimorar a reprodutibilidade na ciência psicológica."

https://www.theatlantic.com/science/archive/2018/11/psychologys-replication-crisis-real/576223/

O link para a página de brief do estudo: https://cos.io/our-services/research/many-labs-2-project-overview/

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: