SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP envia carta aos parlamentares e ministros em apoio a Carta da SBPC contra corte de 42,27% no orçamento do MCTIC

Capa_Carta corte

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), em carta enviada aos parlamentares e ministros, junta-se às outras sociedades científicas para pleitear revisão no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, anunciado pelo Ministério da Economia na última sexta feira, 29 de março de 2019.

Publicado no Diário Oficial da União, o decreto 9.741, assinado pelo Excelentíssimo Presidente da República, prejudicará a integridade do Programa de Bolsas, fonte de formação de Pesquisadores do CNPq, inviabilizando o desenvolvimento da Ciência e Tecnológico do País.

Em 31 de março de 2019, o Sr. Presidente Jair Bolsonaro juntamente com Sr. Ministro Marcos Pontes, assinaram o Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia entre os governos brasileiros e israelense. Tal acordo visa cooperação em pesquisas cientificas e tecnológicas conjuntas com Israel.

Com os cortes orçamentários anunciados, como tal cooperação acontecerá se o CNPq, responsável pela indução de pesquisa em C&T no país, não conseguirá honrar seus compromissos financeiros no financiamento da pesquisa no país?

É imperiosa a revisão desses cortes, que atingem o desenvolvimento, a segurança e a soberania nacionais.

Veja o documento enviado pela SBPC às autoridades do Executivo e do Legislativo sobre corte orçamentário na ciência e tecnologia.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: