SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Webinário Diálogos Interinstitucionais em Saúde debate sustentabilidade emocional

Jornal Jurid  e Conselho Nacional do Ministério Público | 01 de Outubro de 2021 - 14:11

 

Nessa quarta-feira, 29 de setembro, a Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CES/CNMP) realizou a sexta edição da série “Diálogos Interinstitucionais em Saúde”, que teve como tema “Sustentabilidade emocional”, evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

Durante o programa, a presidente da CES, conselheira Sandra Krieger, abordou o assunto com a psicóloga e membro do grupo de trabalho de enfrentamento da Covid-19 da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Ana Carolina Peuker, e com a oficial de chancelaria e chefe do Setor de Assistência Médica do Itamaraty, Daniele Fonseca.

 

No início de sua apresentação, a conselheira Sandra Krieger destacou que uma das diretrizes do planejamento estratégico do CNMP é a preservação da saúde mental dos membros e servidores do Ministério Público por meio de programas que visem a estabelecer diálogos capazes de identificar certas doenças.

 

Além disso, a conselheira salientou que as instituições têm de estar irmanadas num problema que é mundial: a depressão. “No nosso Sistema de Justiça, advogados e membros do Ministério Público e da Magistratura enfrentam, diariamente, questões de estresse no trabalho, agravadas, agora, por causa da epidemia de Covid-19, por uma situação de isolamento social, trabalho por videoconferência, medo do futuro, tristeza e sentimento de perda".

 

Sandra Krieger citou, também, ações realizadas pela CES no Projeto Bem Viver – Saúde Mental no Ministério Público: a cartilha digital Bem Viver, que trata de assuntos como pandemia e teletrabalho, ansiedade, depressão, síndrome do esgotamento profissional (Burnout), transtorno do pânico, tratamentos e práticas integrativas complementares; e o questionário, respondido por quatro mil membros, servidores e colaboradores do Ministério Público brasileiro, sobre as condições de saúde mental na instituição.

 

A psicóloga Ana Carolina Peuker explicou que a sustentabilidade é uma característica de um processo que permite a sua permanência por um determinado tempo. “Esse conceito se tornou um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação presente não pode comprometer a satisfação das futuras gerações”.

 

Ana Carolina chamou a atenção para o fato de a infecção de Covid-19 e seus impactos secundários abrangerem maior prevalência de transtornos mentais e traumas psicológicos. Nesse caso, ela citou experiências traumáticas associadas ao adoecimento, à perda de entes queridos, ao estresse acarretado pelas mudanças de vida em virtude das medidas de distanciamento social, às perdas econômicas, à alteração da rotina no trabalho, à falta de limites entre a vida pessoal e a privada e aos impactos nos relacionamentos.

 

De acordo com psicóloga, “a prevenção em saúde requer conhecimento a respeito das competências socioemocionais, que são tão demandadas de profissionais como advogados, membros do Ministério Público e diplomatas, e que envolvem, por exemplo, a necessidade de ser empático com o sofrimento alheio”.

 

Ana Carolina salientou que “as emoções são oriundas do cérebro, embora o coração, simbolicamente, seja atrelado a elas. Um desenvolvimento emocional depende de um cérebro saudável, que exige descanso, alimentação adequada e cuidado como o que a gente tem com qualquer bem precioso”.

 

A respeito do enfrentamento, neste cenário de pandemia, da saúde e da sanidade emocionais, a psicóloga afirmou que “o autocuidado requer que as pessoas consigam reconhecer os próprios limites e dizer ‘não’. Quantas demandas abusivas aceitamos neste mundo que nos demanda tanto e que nos exige, com a questão da hiperconectividade, a uma cultura em que estejamos o tempo inteiro ligados?”.

 

Segundo um estudo citado por Ana Carolina, o advento das redes sociais ensejou o aumento dos registros de adoecimento mental. “Nesse sentido, as pessoas acabam comparando suas vidas ordinárias àquelas medidas por filtros”.

 

Por sua vez, a oficial de chancelaria e chefe do Setor de Assistência Médica do Itamaraty, Daniele Fonseca, destacou algumas ações realizadas, anualmente, pelo órgão e que passaram a ser tema de saúde: saúde da mulher e do homem, preparação para a aposentadoria, envelhecimento ativo, relacionamentos interpessoais, comunicação não violenta, prevenção e controle do tabagismo, alimentação saudável e mediação de conflitos.

 

De acordo com Daniele, o Itamaraty tem promovido ações de saúde que se pautam no envolvimento do servidor na própria busca pela saúde, chamada de autoconhecimento. “A ideia é tirar a pessoa da inércia e torná-la responsável por si. Nesse sentido, entre as várias comorbidades que aparecem, a saúde mental é um dos pontos que afeta todo o serviço público, não só o Itamaraty. Existem levantamentos que mostram que, apesar da estabilidade, existe uma série de ansiedades que acometem os servidores”.

 

O webinário “Diálogos Interinstitucionais em Saúde” de hoje está disponível no canal oficial do CNMP no YouTube. Clique aqui para assistir.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: