SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Contribuição da psicologia para os direitos humanos globais

Líderes em psicologia de todo o mundo discutiram como as aplicações da ciência e da prática da psicologia podem combater a discriminação e promover os direitos humanos.

Fonte: apa.org/global-psychology-alliance  
julho de 2021

 

Em abril de 2021, três membros da Global Psychology Alliance organizaram um webinar sobre as contribuições da psicologia para uma série de direitos humanos, particularmente no que se refere à discriminação. Tiago Lima, PhD, da Sociedade Brasileira de Psicologia discutiu racismo; Beatriz Torre, da Associação Psicológica das Filipinas, fez uma apresentação sobre os direitos sexuais e de gênero das minorias; e Darren Bernal, PhD, da American Psychological Association, revisou a desigualdade socioeconômica. Os participantes aprenderam como podem usar sua experiência psicológica para promover os direitos humanos e a equidade em seus países, expandindo as aplicações da ciência e da prática psicológica em todo o mundo.
 

 

 

Racismo e direitos humanos no Brasil

Tiago Lima, PhD, da Sociedade Brasileira de Psicologia, discute as contribuições da psicologia para o combate ao racismo no Brasil. Veja aqui.

 

Contribuições da psicologia para os direitos humanos globais: um foco na desigualdade social

Darren Bernal, PhD, da American Psychological Association, explica como a psicologia pode lidar com a pobreza e a desigualdade socioeconômica. Veja aqui.

 

Psicologia organizada em apoio aos direitos humanos LGBT

Beatriz Torre, MA, da Associação Psicológica das Filipinas, descreve como a psicologia pode promover os direitos sexuais e de gênero das minorias nas Filipinas. Veja aqui.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: