SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Quem faz a SBP?

quem faz

Alunos, professores e os recém-formados das três primeiras turmas do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) reunidos em meados de 1970, foram responsáveis pela fundação da SPRP em 29 de maio de 1971 (antecessora da SBP), que nasceu com duplo objetivo: divulgar e debater a produção científica, bem como refletir sobre a formação em Psicologia e também preservar a profissão e cuidar da ética no exercício da mesma.

Atualmente, com o envolvimento de estudantes, psicólogos e pesquisadores comprometidos com o avanço da Psicologia enquanto ciência e profissão no Brasil, o quadro social da SBP é constituído por Associados Estudantes, Efetivos, Plenos e Honorários.

Conheça a SBP através de seu histórico 

Conte-nos sua história com a SBP 

 

órgãos deliberativos

A Assembleia Geral de Associados é o órgão máximo de deliberação da SBP, sendo soberana em suas decisões, respeitando o disposto neste Estatuto e no Regimento.


O Conselho é constituído pelo Presidente da Associação; pelos ex-presidentes; pelos Associados Honorários e por cinco membros eleitos entre Associados Plenos. 


A Diretoria da SBP é composta por sete membros: Presidente, Vice- Presidente, Secretário Geral, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro e Segundo Tesoureiro, que são eleitos pelos Associados para um mandato de dois anos. São elegíveis para os cargos da Diretoria os Associados Efetivos, Plenos e Honorários.

Os deveres e competências destes órgãos obedecem aos itens do Estatuto e Regimento desta Associação.

 

 Diretoria Gestão 2022/2023

andreia

Sócia Plena da SBP, a Profa. Dra. Andreia Schmidt, foi tesoureira nas gestões 2016-2017 e 2018-2019 e secretária geral na gestão 2020-2021.
"Sou graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Ainda durante a graduação participei da minha primeira Reunião Anual, realizada em Ribeirão Preto. Durante essa Reunião, meu primeiro congresso de grande porte, fiz um curso que me apresentou o tema com o qual venho trabalhando durante toda a minha vida acadêmica. Durante o Mestrado em Educação Especial (UFSCar) e o Doutorado em Psicologia Experimental (USP), as Reuniões Anuais da SBP foram o fórum nacional para apresentação e discussão dos meus resultados de pesquisa e para o contato com diversos pesquisadores, tanto da minha área de atuação, quanto de outras áreas."

Suas pesquisas se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, Educação de Qualidade, e ODS 10, Redução das Desigualdades.

 

ricardoSócio Honorário e Sócio Fundador da antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, que precedeu a atual Sociedade Brasileira de Psicologia, Prof. Dr. Ricardo Gorayeb, ocupou o cargo de 1º secretário da SPRP ainda como estudante em 1970 e nas duas gestões seguintes (1971 e 1972), foi presidente nas gestões de 1979, 1982, 1983, 1986, 1991, 2014-2015, 2016-2017, vice-presidente na gestão 2018-2019. Na gestão 2020-2021 atuou como diretor adjunto, responsável pela área de relações internacionais da SBP.
"Fiz minha graduação em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Minha história com a SBP iniciou quando eu ainda era estudante de graduação quando, junto a um grupo de colegas e professores, fui um dos fundadores da antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, que precedeu a atual Sociedade Brasileira de Psicologia. Ocupei o cargo de 1º secretário da SPRP ainda como estudante (1970), ocupando essa mesma função nas duas gestões seguintes (1971 e 1972). Fiz o Mestrado (1973) e o Doutorado (1979) em Psicologia Experimental no Instituto de Psicologia da USP. Fiz pós-doutorado na Duke University (1988) e Johns Hopkins University (1988-1989), nos Estados Unidos, e fui professor e pesquisador colaborador na Universidad Jaume I (Espanha), em 2010. Também fui consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, em 1995. Ao longo de toda a minha vida acadêmica tenho me dedicado à SBP, seja como presidente (gestões de 1979, 1982, 1983, 1986, 1991, 2014-2015, 2016-2017), vice-presidente (gestão 2018-2019) ou membro permanente do Conselho."

Todas as suas pesquisas estão alinhadas com o ODS 3, Saúde e Bem- estar.

 

lisiSócia Plena da SBP, Profa. Dra. Lisiane Bizarro, foi Secretária Geral nas gestões 2016-2017 e 2018-2019. Exerceu o cargo de Primeira Secretária na gestão 2020-2021, no início da pandemia, tendo ficado responsável por coordenar o GT de enfrentamento à COVID19 e representando a SBP em alguns fóruns nacionais e internacionais. Também representa a SBP no movimento #MenteEmFoco e no Global Psychology Alliance.
"Fiz a minha graduação em Psicologia na UFRGS e foi durante este período que participei do meu primeiro congresso, a Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. Eu voltei a participar deste evento durante meu Mestrado, também na UFRGS. Fiz doutorado e pós- doutorado no Institute of Psychiatry King's College of London (Reino Unido) e neste período apresentei trabalhos em eventos internacionais. Quando me tornei professora do Instituto de Psicologia da UFRGS, voltei a me associar à SBP, onde participava entusiasticamente da assembleia de sócios e estimulando meus estudantes a participarem da RA."

Suas atividades de pesquisa estão centradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 02 (Fome Zero). Como membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia, dedica-se ao ODS 17 (Parceria para os Objetivos)

maycolnSócio Pleno da SBP, Prof. Dr. Maycoln Teodoro coordenou a comissão organizadora local da 45ª Reunião Anual, realizada em Belo Horizonte. Desde então fortaleceu seus laços com a SBP como editor do Propsico, de Cadernos de Psicologia e Segundo Secretário na gestão 2020-2021, período em que participou do GT de enfrentamento à COVID19. Como membro da atual diretoria representa a SBP no movimento #MenteEmFoco e nas diversas comunicações e respostas à veículos de imprensa.
"Minha primeira participação na Reunião Anual da Sociedade de Psicologia foi em Ribeirão Preto, em 1995, durante a minha graduação em Psicologia, realizada na UFMG. Até finalizar meu mestrado, realizado na mesma instituição, mantive o comparecimento anual à RA, interrompido para o doutorado na Alemanha. Retornei ao Brasil em 2005, quando passei a integrar o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Unisinos, RS. Retomei a ida à RA em 2006. Em 2010, ingressei na UFMG, sendo que em 2015 tive o prazer de coordenar a comissão local da RA, realizada em Belo Horizonte."

Suas atividades de pesquisa estão centradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 3 (Saúde e Bem-estar), principalmente saúde mental e comportamento suicida.

 

katie

Sócia Plena da SBP, Profa. Dra. Katie Almondes foi convidada, durante a pandemia, a integrar o GT de enfrentamento à COVID19. Representa a SBP na Global Psychology Learning Leadership Institute e no Fórum de Líderes e Entidades da Psicologia na América Latina (Cumbre). É revisora técnica da MHPSS grupo de referência da IASC (Inter-Agency Standing Committee) estabelecido pelas Nações Unidas.
"Realizei minha graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Ouvia falar das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Psicologia, mas na época (1992-1996) não tínhamos incentivos financeiros para participar de grandes eventos que aconteciam fora do Nordeste. Comecei a participar das reuniões anuais da SBP nos anos 2000, quando entrei para meu mestrado (em Psicobiologia pela UFRN). Tornei-me docente no Departamento de Psicologia na UFRN em 2009, quando retornei para as reuniões anuais, com discentes de Iniciação Científica e, posteriormente, como docente no Programa de PósGraduação em Psicologia e Psicobiologia na UFRN, com meus orientandos".

Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão estão centradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 (Saúde e Bem-estar), ODS 04 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades

 

renataSócia Plena da SBP, Profa. Renata Nakao participou da diretoria na função de primeira tesoureira nas gestões 2014-2015 e 2020-2021. Ao longo deste período, participou ativamente da organização das 44ª, 45ª, 46ª, 50ª, 51ª e 52ª Reuniões Anuais da SBP.
" É uma honra poder compor uma chapa que concorre à Diretoria da SBP. Desde 2004, quando ingressei no curso de graduação em Psicologia na UFSCar, compreendo a importância da entidade que zela e divulga a Psicologia científica em todo o país. O retorno a Ribeirão Preto para realizar Aprimoramento em Psicologia Clínica e Hospitalar no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina De Ribeirão Preto-USP em 2009 e, posteriormente, o mestrado em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, concluído em 2013, me aproximaram ainda mais de professores com participação destacada e ativa nesta entidade".

Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, suas atividades são comprometidas com o ODS3 (Saúde e bem estar).

 

joãoSócio Pleno da SBP, Prof. Dr. João Gabriel Modesto foi segundo tesoureiro na gestão 2020-2021, período em que participou do GT de enfrentamento à COVID19. Como membro da atual diretoria da SBP gerencia a produção de conteúdo das comunicações da Associação nas diversas mídias sociais e representa a SBP no Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes - FCHSSALLA.
"Comecei a participar das Reuniões Anuais da SBP ainda como estudante. Inclusive, tive a alegria de receber o prêmio Luiz Marcelino de Oliveira de melhor trabalho de mestrado em uma RA e uma menção honrosa do prêmio Carolina Martuscelli Bori (categoria doutorado) em outra edição do evento. Faço parte da atual diretoria (gestão 2020-2021), tendo contribuído com a organização da primeira RA online. Integrei também o GT de enfrentamento da COVID da SBP, dentre outras ações no âmbito da Sociedade."

Suas pesquisas possuem proximidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS16 (Paz, justiça e instituições fortes).

Plano de Ação da Diretoria Eleita para o biênio 2022/2023

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: