SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia

Saiba mais sobre a eficiência (ou não) do uso de máscaras e outras orientações para controle da difusão do coronavírus

 

"Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia". 

Decisão foi anunciada em 11 de março, pelo diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em Genebra; mundo já tem mais de 118 mil infecções com 4.291 mortes, a maioria na China, onde a doença surgiu; covid-19 está presente agora em 114 países; é a primeira vez que uma pandemia é decretada devido a um coronavírus.

O diretor-geral disse que a OMS está acompanhando o vírus 24 horas por dia e está “profundamente preocupada com os níveis alarmantes de contágio e de falta de ação.”

Tedros explicou que a palavra pandemia “não é usada de forma fácil ou sem cuidados.” E que é um termo que “se for usado erroneamente pode causar medo e desistência de lutar contra o vírus levando a sofrimentos e mortes desnecessárias.” (Fonte: ONU NEWS).

 

Após a declaração de Tedros, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que a declaração de pandemia da nova cepa do coronavírus é um apelo à ação para “todas as pessoas em qualquer lugar”.

O secretário-geral, acredita que atuação conjunta possa mudar rumo da situação; mensagem destaca que são necessários esforços maiores e mais intensos dos governos; OMS está preocupada com o medo e apela ao cuidado no uso do termo pandemia.

Em mensagem de vídeo (assista o vídeo), o chefe da ONU considera que a nova descrição feita pela Organização Mundial da Saúde, OMS, também é um pedido de responsabilidade e solidariedade a nações e pessoas unidas. (Fonte: ONU NEWS).

 

 

A Sociedade Brasileira de Psicologia divulga e ressalta o alerta:

 

STOP TOUCHING YOUR FACE
(Fala do Ministro da Saúde de Singapura, Gan Kim Yong, sobre a eficiência (ou não) do uso de máscaras para controle da difusão do coronavírus).

Assita o vídeo

Para quem não fala inglês, segue um pequeno resumo em português: 

"Há um consenso médico, no momento, de que este vírus se transmite mais facilmente, mas parece ser menos letal que o vírus da SARS. Todavia, a taxa de transmissão deste vírus parece ser maior do que a do SARS.

Parece que a principal maneira de transmissão é por pequenas gotas de saliva. Não há evidência que o vírus se transmita pelo ar. É importante saber que o novo coronavírus é transmitido por contatos com superfícies. Quando uma pessoa contaminada tosse ou espirra, as pequenas gotas de saliva podem ficar depositadas em mesas, cadeiras ou corrimãos e o vírus pode permanecer vivo por vários dias. Quando uma outra pessoa, ainda não contaminada, toca estas superfícies, o vírus pode ser transferido para suas mãos e então, se ele toca seus olhos ou nariz, sem ter lavado as mãos, ele fica contaminado.

PORTANTO DEVEMOS LAVAR NOSSAS MÃOS!

Por isso os governos somente colocam em quarentena as pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados. Para contatos esporádicos, o risco de transmissão é baixo.

No caso do coronavírus, a pessoa pode contaminar mais quando ela apresenta sintomas. Há evidências de contaminação muito limitada de pessoas sem sintomas, durante o período de incubação."

 

E COMO PODEMOS NOS PROTEGER?

Existe evidência generalizada de que a maneira mais eficiente de nos protegermos é com a prática de boa higiene pessoal. Devemos lavar as mãos regularmente, com água e sabão e evitar tocar nossas faces com nossas mãos. Isto pode parecer simples, mas é bastante difícil de fazer, porque a maioria das pessoas toca o próprio rosto muitas vezes. O Ministro enfatiza que a principal forma de transmissão é por tocar superfícies contaminadas, por isso máscaras não oferecem proteção. Usar uma máscara quando estamos bem, dá uma falsa sensação de segurança e somos mais propensos a tocar nossas faces constantemente para ajustar as máscaras, o que é uma maneira de espalhar a doença.

Ao mesmo tempo precisamos proteger o próximo. Se estivermos doentes, devemos nos recuperar em casa, tanto quanto possível. Se precisarmos sair, por exemplo para ir ao médico, devemos usar máscara cirúrgica para proteger os outros. Esta é uma situação em que as máscaras são úteis, quando não estamos bem e precisamos sair.

Acompanhe as informações no site da Organização Mundial de Saúde (OMS): https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: