SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

A Sociedade Brasileira de Psicologia completa 50 anos nesta semana. Convidamos você para uma retrospectiva sobre a nossa entidade

50anos 

 • Criação da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto (SPRP)

No final de 1969 e começo de 1970, um grupo de estudantes de graduação em psicologia realizava estágios de pesquisa com o professor da disciplina de Psicologia Médica do Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Recém-chegado dos Estados Unidos, onde fizera seu doutoramento, o Dr. João Claudio Todorov começava a organizar seu grupo de pesquisa. Reuniões eram feitas no prédio do Departamento. As atividades de pesquisa iniciadas e a profícua interação com o grupo da Psicofarmacologia, liderado pelo Dr. Frederico G. Graeff, favoreciam a ocorrência de discussões científicas relevantes. Porém, careciam de um fórum apropriado para discussões dos trabalhos de pesquisa e para interação com outros pesquisadores da área. Adicionalmente, no começo de 1970, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, era ministrado o curso de Ética Profissional para o 5° ano de Psicologia. Discutia-se ética no exercício profissional, bem como havia uma preocupação em relação a indivíduos não credenciados que executavam tarefas dos psicólogos. Os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia ainda não haviam sido criados, e não havia órgãos que fiscalizassem o exercício da profissão. Os estudantes viam a necessidade de que algo fosse feito.

Assim, surgiu a ideia da criação da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto e, posteriormente, a fundação em 29 de maio de 1971, que tinha duplo objetivo: divulgar e debater a produção científica e refletir sobre a formação em Psicologia e também preservar a profissão e cuidar da ética no exercício da mesma.

Nas reuniões gerais, registravam-se em listas de presença os nomes dos participantes para futura identificação dos sócios-fundadores. Elegeu-se uma diretoria provisória, que acabou sendo a primeira diretoria da SPRP. O decano da psicologia em Ribeirão Preto (Reinier J. A. Rozestraten) foi o indicado para presidente. Aquele que era o líder científico na área de psicologia (João Cláudio Todorov) passou a responder pela primeira vice-presidência de assuntos científicos. A professora de ética (Angela Simões Rozestraten) tornou-se a 2ª vice-presidente de assuntos éticos e profissionais. O estudante que tinha liderado o processo (Ricardo Gorayeb) tornou-se o 1° secretário. Para a 1ª tesouraria, foi indicado Lino de Macedo, membro ativo da comissão de estatutos. Criou-se uma assessoria jurídica, sendo convidada a profª Zélia M.M. Biasoli Alves, por ter um título de bacharel em Direito. Para os cargos de 2° secretário (Terezinha Moreira Leite) e 2° tesoureiro (Luiz M. de Oliveira), professores da Faculdade de Filosofia que participaram do processo foram eleitos.

A primeira diretoria da SPRP ficou assim constituída:

Presidente: Reinier J. A. Rozestraten
1° vice-presidente: João Cláudio Todorov (para assuntos científicos)
2ª vice-presidente: Angela Simões Rozestraten (para assuntos éticos e profissionais)
1° secretário: Ricardo Gorayeb
2ª secretário: Terezinha Moreira Leite
1° tesoureiro: Lino de Macedo
2° tesoureiro: Luiz Marcellino de Oliveira
Assessora Jurídica: Zélia M.M. Biasoli Alves

Esse grupo exerceu a diretoria da SPRP por três anos consecutivos, imprimindo um modelo de gestão que se repetiu e aperfeiçoou nos anos consecutivos.

A SPRP queria sair dos muros da USP-RP e, desta forma, convidou a todos os professores e alunos dos cursos de Psicologia do país para que comparecessem à I Reunião Anual de Psicologia e apresentassem seus trabalhos na última semana do mês de outubro de 1971.


Criação da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)

A SPRP continuou crescendo e as reuniões anuais tiveram cada vez mais participantes. O quadro de associados crescia e diversificava-se, espalhando-se por diferentes estados do país. A SPRP passou a assumir também o papel de ajudar a organizar a área de Psicologia nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Progressivamente, a SPRP ocupava o espaço vazio de uma sociedade nacional, e foi então sucedida em 1991 pela Sociedade Brasileira de Psicologia. A partir de 2005, para se adequar à legislação do país, sua nova razão social passou a ser Associação Brasileira de Psicologia.


Reuniões Anuais de Psicologia

Durante 50 anos consecutivos foram realizadas Reuniões Anuais, congregando pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais em psicologia, inicialmente em Ribeirão Preto e, a partir de 1994, em diferentes cidades do país. Em 2020, a SBP realizou sua 50ª Reunião Anual, pela primeira vez, totalmente online. Em 2021, devido ao cenário nacional ainda restritivo em que nos encontramos, a 51ª Reunião Anual da SBP será realizada novamente 100% online, no período de 26 a 29 de outubro.

 

Como tem acontecido ao longo de toda sua trajetória, a SBP aspira continuar a contar com a participação e envolvimento de seus associados e colaboradores em busca do avanço da Psicologia enquanto ciência e profissão no Brasil!

 


Conheça o histórico completo relatado por sócios-fundadores ›

 

Leia também: A SBP através das histórias de seus Membros ›

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: