SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

51º Reunião Anual da SBP: Destaques do evento

Rodrigues, W. S. & Neufeld, C. B. (2022, 17 fev.). Destaques da 51º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Blog do Secad. https://secad.artmed.com.br/blog/psicologia/51-reuniao-anual-da-sbp/

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) está dentre os eventos mais tradicionais e relevantes da Psicologia no cenário brasileiro. A SBP, que foi criada no ano de 1970, realiza reuniões anuais consecutivas há mais de 5 décadas, promovendo encontros e espaços para o desenvolvimento da ciência e formação de profissionais no Brasil.

A Reunião Anual da SBP é composta por múltiplas atividades e temas diversos, englobando a riqueza de produção de conteúdo que acontece na Psicologia. Em sua 51ª edição, com o tema “Ciência e Cuidado na construção do mundo pós-pandemia”, realizado entre os dias 26 e 29 de outubro de 2021, na modalidade online, a Reunião Anual contou com 13 sessões especiais, 4 mesas institucionais, 28 mesas redondas, 16 simpósios, 32 cursos, 620 trabalhos submetidos e 578 aprovados para apresentação em 39 sessões coordenadas e 441 painéis, abrangendo as diversas áreas. Com números expressivos, nesta edição, a diretoria da SBP decidiu homenagear todas as regiões do país, nomeando as seis salas virtuais onde as atividades foram apresentadas com uma cidade representante onde Reuniões Anuais foram sediadas.

Os esforços de pesquisadores, professores, instituições científicas e profissionais da saúde para enfrentar a pandemia da COVID-19 foram um tema constantemente presente nas diversas atividades da edição. Aqui, trazemos um breve relato de algumas das atividades que aconteceram ao longo dos quatro dias de evento. Cabe reforçar que o evento contou com muitas outras atividades de altíssimo nível científico, sendo que, por motivos de espaço, foi necessário indicar apenas algumas delas.

Destaques do primeiro dia de Reunião Anual da SBP

No simpósio “A prática da psicologia baseada em evidências em 2021 na pandemia pela COVID-19, desafios e aplicações das TCCs: Rapid review” realizado durante o primeiro dia do evento, a professora Dra. Tamara Melnik (UNIFESP) apontou para uma pandemia de saúde mental, que acompanha a pandemia da COVID-19. Durante sua exposição, foram apresentados alguns dos protocolos desenvolvidos por sociedades científicas e de saúde (como a Organização Mundial de Saúde e a Associação Americana de Psicologia), que precisaram trazer de forma clara a eficácia, efetividade e segurança dos tratamentos.

A professora também apresentou os princípios da Terapia Baseada em Evidências, bem como as instituições que reúnem materiais científicos para a consulta pelos profissionais da saúde (ex.: o site do NICE Recommended Treatments). Ainda neste simpósio, a professora Dra. Neide Aparecida Micelli Domingos (FAMERP) apresentou resultados de um trabalho de revisão da literatura científica sobre estratégias brasileiras para enfrentamento de desastres e situações de crise e emergência, evidenciando ausência de estudos nessa área.

Por fim, a professora Dra. Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki (FAMERP) trouxe os resultados de um estudo de identificação de sintomas psicológicos em profissionais que trabalharam em um hospital de ensino de alta complexidade durante a pandemia por COVID-19, demonstrando alguns dos fatores individuais dificultadores do enfrentamento à pandemia (ex.: irritabilidade), bem como estratégias adotadas pela instituição para minimizar os efeitos (como exposição de cartazes na instituição, mensagens em grupos de WhatsApp, etc.).

A conferência internacional “A meritocracia nas universidades: O molde da sociedade” teve como ministrante a professora Dra. Flávia Heloísa dos Santos (University College Dublin, Irlanda), que apresentou resultados de estudos empíricos que evidenciaram que alguns indivíduos são beneficiados pela forma de funcionar do sistema social, indicando uma predominância de um grupo específico. Ainda, a professora apresentou estratégias para lidar e mudar o presente cenário, especialmente dentro das universidades, tais como os movimentos sociais, treinamentos específicos para homens, formação e mentoria para mulheres, dentre outros.

Para encerrar as atividades do primeiro dia, o professor Dr. Ronaldo Pilati (UnB), atual presidente da SBP, solidarizou-se com todos que perderam pessoas próximas e/ou foram acometidos pela pandemia da COVID-19 e destacou o efeito amplo e generalizado do período pandêmico, que se estende para além da questão de saúde e afeta outras esferas da vida. Ainda, reafirmou o compromisso da SBP com a formação de psicólogos e em promover a ciência psicológica. Por fim, destacou a homenagem produzida pela Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC) ao professor Dr. João Cláudio Todorov, que foi um pesquisador fundamental na formação de gerações de profissionais e pesquisadores.

Segundo dia

Durante o segundo dia, na conferência intitulada “Realidade virtual aplicada à saúde mental”, ministrada pelo professor Dr. Alcyr Alves de Oliveira Júnior (UFCSPA), foi apresentado o uso da realidade virtual para além dos jogos de entretenimento, mostrando a possibilidade de uso dessa tecnologia como uma ferramenta complementar para manejo de alguns quadros clínicos, tais como fobias, transtorno do estresse pós-traumático, membro fantasma, dentre outros. Ainda, o professor apresentou os resultados de estudos empíricos nacionais e internacionais que apontam para a efetividade dessa técnica.

A palestrante Dra. Jenni Pacheco, pesquisadora integrante do National Institute of Mental Health (NIMH) nos Estados Unidos, apresentou algumas limitações e dificuldades nos tratamentos e classificações atuais para os quadros psicopatológicos durante a conferência internacional intitulada “The Research Domain Criteria (RDoC) turns 10: where we’ve been and where we’re going”. Ainda, a pesquisadora apresentou os princípios do modelo RDoC, proposto para auxiliar nas formas de classificação dos transtornos mentais com base em dimensões observáveis do comportamento e medidas neurobiológicas. De acordo com a Dra. Jenni, dentre os principais objetivos do modelo estão integrar aspectos genéticos, neurobiológicos, comportamentais, desenvolvimentais e experimentais para compreender as diversas psicopatologias e desenvolver medidas para uso em pesquisas e na clínica.

A conferência “O mundo do trabalho pós-pandemia de Covid-19: mudanças e desafios para a ciência e a intervenção social e organizacional”, ministrada pela professora Dra. Sonia Maria Guedes Gondim (UFBA), trouxe sobre as novas configurações trabalhistas no período pandêmico, como o aumento de vínculos empregatícios informais e de curta duração. A professora destacou como o avanço tecnológico não atingiu a todas as profissões, especialmente durante a pandemia, colaborando para o agravamento de situações de impedimento do trabalho. Ainda, ressaltou que grande parte dos(as) pesquisadores(as) (tanto no cenário nacional quanto internacional) focaram seus estudos na COVID-19, deixando outros temas também relevantes de lado.

Terceiro dia

No terceiro dia, aconteceu o simpósio intitulado “Covid-19: Intervenções e Desenvolvimento de Tecnologias Comportamentais”. O professor Dr. Helder Lima Gusso (UFSC) apresentou um relato de experiência de uma capacitação para professores e estudantes para lidar com o ensino remoto emergencial, trazendo o formato e feedbacks sobre a capacitação.

A professora Dra. Verônica Bender Haydu (UEL), que também compôs o simpósio, apresentou um projeto de extensão desenvolvido para suporte psicológico para pessoas afetadas de forma direta e indireta pela pandemia. Também foi apresentado a estrutura do projeto e a aplicação de cada etapa.

Por fim, a Dra. Silvia Regina de Souza Arrabal Gil (UEL) apresentou um aplicativo chamado “Suportecovid”, desenvolvido para fornecer um suporte psicológico aos profissionais da saúde no contexto da pandemia. A ministrante informou que hoje, os aplicativos para smartphones tendem a ser bastante acessíveis e, por isso, é um material interessante de se utilizar para o enfrentamento do momento pandêmico. Ainda, ressaltou que, após a pandemia, o aplicativo poderá ser utilizado para outros desfechos de saúde, necessitando apenas fazer modificações nos textos apresentados.

A conferência internacional intitulada “Psicologia e mudanças climáticas” contou como ministrante o professor e pesquisador Dr. Taciano L. Milfont (University of Waikato, Nova Zelândia). Durante a conferência, foi apresentado que grande parte dos problemas ambientais são causados pelo comportamento humano, assim, a Psicologia tem um papel relevante para mudar tal cenário, buscando compreender como as pessoas percebem os problemas ambientais (ou seja, o que as motiva a agir ou não agir) e entender o impacto psicológico (presente e futuro) dos efeitos das mudanças climáticas. O professor também falou sobre as atividades que foram e estão sendo desenvolvidas para mudar tal cenário (como exemplo, a força tarefa de mudanças climáticas da Associação Americana de Psicologia).

A mesa institucional, intitulada “Los beneficios de la telepsicología online: Intervenciones y aprendizajes en diferentes países latino americanos”, foi proposta pela instituição parceira da SBP, a Federação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais (ALAPCCO), e contou com palestrantes de diferentes países. A Dra. Margareth da Silva Oliveira (Brasil, PUCRS) apresentou uma proposta de aplicação de Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo online, chamada G-10. Em sua exposição, foi apresentado os resultados de um estudo quase-experimental, indicando evidências preliminares de efetividade do programa. A Dra. María Celeste Airaldi (Paraguai, UCA), que também compôs a mesa, discorreu sobre aspectos centrais da supervisão clínica online, trazendo as vantagens, desvantagens, possibilidades e desafios dessa modalidade, bem como recomendações para realizar a supervisão online. Por fim, a professora Me. Ileana Caputto (Uruguai, UCUDAL) apresentou um modelo de supervisão clínica utilizado na Sociedad Uruguaya de Análisis y Modificación de la Conducta (SUAMOC), trazendo informações sobre quais são os critérios para fazer a supervisão, necessidade de filmagem dos casos, reuniões frequentes, entre outros.

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Quarto dia 

Dentre as atividades do último dia da Reunião Anual, aconteceu a conferência internacional intitulada “What major crises can teach us about human behavior – a cultural evolution perspective”, ministrada pelo Dr. Ronald Fischer (Victoria University of Wellington, Nova Zelândia). O professor apresentou resultados de pesquisas empíricas desenvolvidas tanto no cenário brasileiro quanto internacional, que indicaram associações entre valores e diferentes desfechos (por exemplo, preocupação com a infecção pela pandemia). Além disso, foram apresentadas algumas características individuais que poderiam colaborar para o enfrentamento mais adaptativo da pandemia, bem como mudanças nos valores pessoais ao longo do tempo.

Na mesa redonda “Terapias Digitais e Novas Tecnologias em Psicologia”, a professora Me. Ksdy Maiara Moura Sousa (UNIFESP) apresentou sobre os desafios práticos e éticos da telepsicologia, tais como a deficiência digital no Brasil, limitações de produção científica e precariedade do tema na formação dos psicólogos. Ainda, trouxe aspectos para adaptação ao teleatendimento.

O professor Dr. Alexandre Luiz de Oliveira Serpa (Meta Cognitiv), que também compôs a mesa, apresentou a respeito de jogos desenvolvidos para contribuírem com processos de saúde, por exemplo, auxiliando no aprimoramento de habilidades. O professor também apresentou os resultados de estudos brasileiros indicando a eficácia de um treinamento cognitivo no formato de jogo. Por fim, o pesquisador Dr. Gabriel Natan de Souza Pires (UNIFESP) apresentou sobre a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia no formato digital, trazendo os benefícios e desafios, bem como resultados de estudos empíricos e algumas recomendações para aplicação.

Durante a sessão de encerramento e premiações da 51ª Reunião Anual da SBP, os membros da diretoria da sociedade agradeceram aos convidados, palestrantes e às instituições parceiras que colaboraram com o evento, tanto ao propor atividades quanto participando da programação científica. Alguns dos trabalhos apresentados na sessão de painéis foram premiados, nas categorias Doutorado (prêmio Carolina Martuscelli Bori), Mestrado (prêmio Luiz Marcellino de Oliveira) e Graduação (prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten). Mais informações sobre a Reunião Anual da SBP podem ser obtidas no site do evento.

Autor:
Willian Rodrigues
Psicólogo pela UFMG. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento – PPG-CogCom-UFMG. Pesquisador membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde – LAVIS/UFMG. Membro da Comissão Jovem da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais – ATC-Minas. Membro da Diretoria Consultiva da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais – LiTeCC-UFMG.

Matéria por
Editoria de Psicologia
Editora-chefe: Carmem Beatriz Neufeld. Psicóloga. Livre docente em TCC pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e Mestra em Psicologia pela PUCRS. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental – LaPICC-USP. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – USP. Presidente da Federação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais - ALAPCCO (2019-2022). Presidente-fundadora da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências - AESBE (2020-2023). Bolsista Produtividade do CNPq.

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