SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Psicopatologia – Tratamento comportamental contextual

Título da publicação: Psicopatologia – Tratamento comportamental contextual
livroAutores: Paulo Roberto Abreu e Juliana Helena dos Santos Silvério Abreu
Editora: Manole


Livro reúne tratamentos psicoterápicos para os principais transtornos mentais

Psicopatologia, da Manole, foi formulado com base nos principais grupos diagnósticos, da mais recente edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR).

 

O lançamento da Manole Psicopatologia – Tratamento comportamental contextual é um verdadeiro guia de consulta para terapeutas cognitivo-comportamentais, terapeutas comportamentais e psiquiatras clínicos. Escrito com base na mais recente edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR) e contendo atualizações da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), o livro apresenta conteúdo diagnóstico e tratamentos de forma didática, para ser consultado durante o atendimento clínico e também para atualização dos conhecimentos desses profissionais de saúde.


Entre os transtornos mentais discutidos estão o transtorno depressivo maior, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade social, transtorno do pânico, transtorno relacionado a substâncias e adição, transtorno de personalidade borderline, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos alimentares e esquizofrenia.


As terapias comportamentais contextuais trabalhadas na obra – ou terapias de terceira onda – buscam identificar, analisar e intervir sob a função dos comportamentos, das cognições e das emoções em contexto. O livro é dividido em 14 capítulos, entre eles, Terapia de aceitação e compromisso para o transtorno de uso de substâncias; Contribuições da terapia de aceitação e compromisso para o transtorno do pânico; Terapia de aceitação e compromisso nos transtornos alimentares e Um diálogo da psicoterapia analítica funcional (FAP) com a esquizofrenia.

 

SOBRE OS AUTORES

Paulo Roberto Abreu é autor do livro Ativação comportamental na depressão (Ed. Manole, 2020) e editor de Transtornos psicológicos: terapias baseadas em evidências (Ed. Manole, 2021). É psicólogo clínico, coordenador e behavioral activation trainner, além de professor dos cursos de pós-graduação do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutor pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo. Foi editor chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Juliana Helena dos Santos Silvério Abreu é autora do livro Ativação comportamental na depressão (Ed. Manole, 2020) e editora do livro Transtornos psicológicos: terapias baseadas em evidências (Ed. Manole, 2021). É psicóloga clínica, coordenadora e behavioral activation trainner, além de professora dos cursos de pós-graduação do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC). Também é mestre em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Link para venda: https://www.manole.com.br/

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: