SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Apresentação

No início de 1970, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, era ministrado o curso de Ética Profissional, para o 5° ano de Psicologia. O assunto discutido era: ética no exercício profissional, formas de proteção ao profissional formado, quando indivíduos não credenciados executavam ações do psicólogo. Este grupo de professores e estudantes de graduação em psicologia, percebendo a carência de um fórum apropriado para discussões dos trabalhos de pesquisa e para interação com outros pesquisadores da área, fundou, em 29 de maio de 1971, a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, que foi sucedida em 1991 pela Sociedade Brasileira de Psicologia. A partir de 2005, para se adequar à legislação do país, sua nova razão social passou a ser Associação Brasileira de Psicologia.

Desde sua fundação, a SBP vem lutando para fortalecer ainda mais a ciência em psicologia, além de se tornar referência por suas Reuniões Anuais, palco de apresentações de estudos e importantes avanços da área.

A SBP é uma entidade civil sem fins lucrativos, sem vinculações políticas, ideológicas ou religiosas, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. Há mais de cinco décadas, esta Sociedade tem trabalhado para o desenvolvimento da Psicologia, tendo realizado Reuniões Anuais todos os meses de outubro desde 1972, inicialmente em Ribeirão Preto e a partir de 1999 em diferentes cidades do país.

A Sociedade têm publicado os resumos das Reuniões Anuais, a Trends in Psychology (editada a partir de 2020 em parceria com a Springer) e Cadernos de Psicologia; promove diversos encontros, os quais já serviram de espaço para a criação de outras associações da área; interage com outras associações científicas para o compartilhamento de conhecimento e defesa dos interesses dos que ensinam, pesquisam e trabalham na aplicação dos conhecimentos psicológicos; representa a Psicologia junto a agências de fomento e órgãos governamentais.

Diretoria

Conselho

Associados Honorários

Associados Plenos

Histórico

Estatuto

Regimento

 

Clique aqui e saiba porque é importante ser associado da SBP.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: