SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Exposição na USP propõe experiência multissensorial das obras de Candido Portinari

Mostra 'Todos os Sentidos' combina cheiros e elementos sonoros com réplicas de quadros do pintor de 'Guerra e Paz'. Espaço tem visitação gratuita até janeiro de 2018 em Ribeirão Preto.

 Assim que o visitante se vê diante da tela "Café" (1935), o cheiro do grão torrado vem à tona. Um pouco adiante, a coincidência se dá pelo som, com uma melodia na flauta 'ilustrando' o quadro "Flautista" (1934).

Na exposição "Todos os Sentidos", em Ribeirão Preto (SP), o público é convidado para ter uma experiência multissensorial das obras de Candido Portinari (1903 - 1962), artista plástico consagrado mundialmente por quadros como "Guerra e Paz".
As surpresas aparecem a cada uma das 30 réplicas de telas do pintor de Brodowski (SP) exibidas no espaço de eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão, com entrada gratuita, até o final de janeiro.

"Quando você só olha, basicamente você fica num nível muito abstrato de tentar interpretar aquela obra. Acho que quando os elementos concretos de som, de cheiro, táteis, adentram o universo, você pode ter uma outra experimentação", afirma Carla Santana, curadora da exposição.

Para ela, a possibilidade de sentir certos elementos dos quadros, como cada um dos instrumentos representados em "Chorinho" (1942) que podem ser ouvidos, representa também voltar no tempo e tentar mergulhar na realidade observada pelo pintor, da lavoura do interior de São Paulo à vida boêmia carioca.

"Portinari conseguiu na obra dele retratar muito fielmente a questão humana. Acho que o apelo da exposição pelos sentidos casa muito com a proposta do Portinari."

Serviço
Exposição 'Todos os Sentidos'

Onde: Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP (Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto-SP).

Quando: De 8 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2018, das 8h às 17h.

Entrada: Gratuita.

Informações: No site do IEA-RP.

Por G1. Disponível em:<https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/exposicao-propoe-experiencia-multissensorial-das-obras-de-candido-portinari.ghtml>. Acessado em: 14/12/2017.

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: