SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Diretoria (2024-2025)

Presidente: Maycoln L. M. Teodoro (UFMG)
Vice Presidente: Katie Moraes de Almondes (UFRN)
Secretário Geral: João Gabriel N. Modesto (UEG)
1º. Secretário: Elder Cerqueira-Santos (UFS)
2ª. Secretária: Marília M. Resende (CEUB)
1º. Tesoureiro: Edson M. Huziwara (UFMG)
2ª. Tesoureira: Solange C. Calcagno (UFPA)

diretoria

 

Quem são?

Presidente: Maycoln L. M. Teodoro (UFMG) 
maycolnProfessor Associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (CogCom) da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) e do Ambulatório de Promoção à Vida (AMPROV). Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia da UFMG. Sócio pleno e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (2020-2021; 2022-2023). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG (2012-2014) e do PPG em Psicologia CogCom (2017-2019), vice-chefe do Departamento de Psicologia da UFMG (2014-2015), membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2011-2013) e membro da Comissão de Políticas Científicas da Anpepp (2011-2012; 2013-2014). Foi editor da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (2013-2017), Contextos Clínicos (2007 a 2010) e editor associado da Psicologia: Reflexão e Crítica (2013-2015). Atualmente é editor do Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde (Propsico, Artmed-SBP, 2017-). Doutor pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha) com estágio pós-doutoral na UFRGS. Pesquisador
Produtividade do 1C do CNPq. 

Vice Presidente: Katie Moraes de Almondes (UFRN)
katieProfessora Associada do Departamento de Psicologia e vice-coordenadora da PósGraduação em Psicobiologia da UFRN. Coordenadora do Ambulatório de Sono e o Ambulatório de Narcolepsia e Apneia do Sono Infantil, além do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento no Hospital Universitário Onofre Lopes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Preceptora de programas de residência na área de sono e psicologia da saúde na UFRN. Secretaria da Sociedad Latinoamericana de Psicología del Sueño. Coordenadora da plataforma online Psicologos do Sono. Foi membro do Grupo de trabalho da Sociedade Brasileira do Sono no enfrentamento da COVID-19 e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia na gestão 2022-2023. Sócia plena SBP. Representante da SBP na Cumbre Latinoamericana e do Caribe para o fortalecimento gremial da Psicologia. Representante da SBP na Global Psychology Learning Leadership
Institute. Coordenadora das representações da SBP em regiões brasileiras. Revisora
técnica da MHPSS grupo de referência da IASC (Inter-Agency Standing Committee)
estabelecido pelas Nações Unidas. Mestrado e Doutorado em Psicobiologia, e PósDoutorado em Medicina Molecular pela UFMG e Pós-Doutorado em Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológico pela Universidade de Salamanca, Espanha. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Neurociências Aplicadas, Processos Básicos e Cronobiologia.

Secretário Geral: João Gabriel N. Modesto (UEG)
joaoSou psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com mestrado e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (PSTO-UnB). Atualmente, sou Professor DES IV da Universidade Estadual de Goiás (UEG), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET). Integro o INCT SANI (Social and Affective Neuroscience Institute) e o GT da ANPEPP 'Psicologia social e sua diversidade teórica e metodológica'. Fui membro da diretoria da SBP por duas gestões (2020-2021; 2022-2023), tendo contribuído com a organização da primeira RA online, bem como da primeira RA pós-pandemia. Integrei também o GT de enfrentamento da COVID da SBP, dentre outras ações no âmbito da sociedade.

1º. Secretário: Elder Cerqueira-Santos (UFS)
elderPós-Doutorado pela University of Toronto (Canada), Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / University of Nebraska - USA (2008). Consultor da Childhood Foundation (WCF). Professor do Programa de PósGraduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e colaborador do PPG Psicologia da Universidade de Fortaleza. Pesquisador Produtividade do CNPq e líder do grupo de pesquisa CNPq Psicologia do desenvolvimento e da personalidade: investigações em contextos culturais. Coordenador do SexUS-UFS. Foi coordenador do PPG Psicologia da UFS (2011 a 2013 e 2020-2022). Diretor-Tesoureiro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP 2012-2014 e 2014-2016). Regional Coordinator (Brasil) for International Society for the Study of Behavorial Development - ISSBD. Diretor Secretário da ABPD (2016 a 2018) Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento. Diretor Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP (2017-2019). É sócio pleno da Sociedade Brasileira de Psicologia.


2ª. Secretária: Marília M. Resende (CEUB)
maríliaDoutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) e em Psicología de los Recursos Humanos pela Universidade de Valência (UV). Psicóloga e Mestra pela Universidade de Brasília. Desde 2014, trabalha como Psicóloga Organizacional no serviço público federal e, atualmente, está vinculada ao Laboratório de Gestão Inovadora - LA-BORA! gov do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atua ainda como Professora Assistente do curso de Psicologia no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). A sua primeira participação na Reunião Anual da Sociedade de Psicologia foi em 2010, quando estava em seu 2º ano de graduação. Desde então, busca aliar a prática profissional como psicóloga com as pesquisas acadêmicas em psicologia. Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à psicologia organizacional e do trabalho, especificamente cultura organizacional, ética nas organizações, moralidade, insights comportamentais, entre outros.

1º. Tesoureiro: Edson M. Huziwara (UFMG)
EdsonMestre em Educação do Especial pela UFSCar e Doutor em Psicologia Experimental pela USP com período de estágio na Universidade do Minho (2008), em Portugal. Professor Associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (CogCom) na Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador Produtividade do CNPq e diretor executivo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCTECCE).

2ª. Tesoureira: Solange C. Calcagno (UFPA)
SolangeGraduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1979-1985), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento - 1994) pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Docente efetiva da Universidade Federal do Pará desde 1986. Com formação básica em Análise do Comportamento, atuo - com ensino, pesquisa e extensão - principalmente no campo da Psicologia Educacional, com os seguintes temas: aprendizagem, ensino de leitura, interação professor-aluno, fatores relacionados à repetência escolar, ensino individualizado, ensino de análise do comportamento, Sócia da SBP desde a década de 90 (na categoria de Sócio pleno desde 2014), mas participante das Reuniões Anuais (desde a SPRP) já na década de 80, quando ainda estudante da graduação. 

 

 

 

 

Editores-Chefe da revista Trends in Psychology

Angelo Brandelli Costa
Giusepinna Marsico

 

 

Editora-Chefe da revista Cadernos de Psicologia

Maria Stella de Alcântara Gil

 


Secretaria (Sede)

Kelly Faveri
Meire Costa

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: