SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

As Constelações Familiares como Ferramenta de Cura e Ressignificação

Autora: Rosane Castilho Constelação

Editora: Editora Espaço Acadêmico

Ano de lançamento: 2016

Conteúdo: Denomino de fenomenológico o tipo de procedimento no qual o terapeuta se expõe a uma realidade como ela aparece na superfície, portanto, ao que o cliente diz, à sua aparência e coisas semelhantes. Ao mesmo tempo [nesta abordagem], o cliente e, sim, deixa atuar em si tudo aquilo que o cerca e está oculto.

Este tipo de atenção não é dirigida, não está é dirigida, não está direcionada a um ponto, mas vai para o amplo, sem que se procure algo determinado. [Assim] o terapeuta não tem qualquer intenção; (…) não tem a intenção de curar e também não tem receio daquilo que pode emergir (…) ele se expõe ao que é. Isto significa também que, em sua alma, está em harmonia com o mundo, tal qual ele é, com os destinos como eles são tanto a vida, quanto a morte. Ele não se apresenta como aquele que vai contar algo e que melhorá-lo. Ele está em harmonia. Deste estar em harmonia chega então, frequentemente como uma dádiva, uma compreensão.

Sobre a Autora: Dra. Rosane Castilho - Psicóloga, Graduada em Psicologia pela PUC Goiás e Doutora em Educação pela Universidade Católica Argentina - UCSF. Docente Titular de Psicologia na Universidade Estadual de Goiás. Pesquisadora de juventudes e investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atua como Consteladora no NECAT - Núcleo de Estudos, cursos e atendimento terapêutico, núcleo ligado ao Instituto Ana Candida Rodrigues, do qual é diretora.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: