SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota Pública da SBP sobre o Orçamento do Governo para a CAPES

A SBP repudia e pede mobilização contra os cortes feitos no orçamento da CAPES

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) vem a público expressar seu repúdio à forma como o Governo Federal vem tratando a educação superior e o sistema de ciência e tecnologia no país. Na última quinta-feira (2 de agosto) o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão anunciou um corte previsto de 11% no orçamento destinado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) colocando em risco as bolsas de estudos e pesquisas de mais de 200 mil estudantes.

Embora o Ministério da Educação tenha emitido uma nota na noite de sexta-feira (3 de agosto) afirmando que "não haverá suspensão do pagamento das bolsas da CAPES", a Sociedade Brasileira de Psicologia manifesta sua profunda preocupação com os cortes orçamentários que a educação brasileira vem sofrendo.

Todos os países que alcançaram altos níveis de desenvolvimento sempre tiveram como prioridade investimentos na educação e na pesquisa.

Portanto, restrições orçamentárias impostas à ciência brasileira representam grande obstáculo para o crescimento de nossa sociedade.  

Atenciosamente,

Deisy das Graças de Souza
Presidente da SBP

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: